Conceitos Básicos de Multimédia
A multimédia é a difusão de informação através da comunicação de um tipo de média estática e um tipo de média dinâmica. É uma forma de comunicação, através de inúmeros meios como o som, a imagem, o texto, que permite a transmissão, a representação, a processão e a apresentação da informação de forma digital. A multimédia tem vindo a desenvolver-se a um ritmo mais acelerado, sendo por isso considerada a tecnologia do futuro na junção da informática com outras áreas, como é o exemplo da comunicação. Através desta é possível ouvir música, ver filmes, jogar, transmitir e receber informação, etc.
Conceitos de Multimédia
Embora a definição mais correta da palavra multimédia seja:
- uso diversificado de meios, entre o emissor e o recetor, para a divulgação da mensagem;
existem diversas citações relativas ao conceito de multimédia:
existem diversas citações relativas ao conceito de multimédia:
- "Multimédia Digital, ou simplesmente multimédia, define-se como a integração de até seis tipos de media num ambiente interativo e colorido por computador."
(Fetterman & Grupta, 1993)
- "Multimédia não pode ser experimentada sem a tecnologia, pois é a tecnologia que cria a experiência - multimédia não se limita à mensagem, mas é igualmente uma função do meio, isto é, da tecnologia."
(González, 2000)
- "Multimédia é qualquer combinação de texto, arte gráfica, som, animação e vídeo apresentada ao utilizador por um computador ou por outro meio eletrónico".
(Vaughan, 1996)
Os textos, os gráficos, as imagens, os vídeos, as animações e o áudio são tipos de media que, quando combinados, servem de base à criação de sistemas e aplicações multimédia. Estes podem ser classificados através de várias propriedades.
Os tipos de media estáticos, discretos ou espaciais, agrupam elementos de informação independentes do tempo, alterando apenas a sua dimensão no espaço, tais como, por exemplo, textos e gráficos.
As imagens e os gráficos estão para as aplicações multimédia como as fotografias e os desenhos estão para as revistas, os jornais e os livros. Podem ser considerados, respetivamente, do tipo bitmap e do tipo vetorial, quando são utilizados em aplicações multimédia no sistema informático, e são obtidos por captura, através da utilização de um scanner ou de uma câmara digital, ou, ainda, serem gerados no computador através da utilização de programas adequados.
Diferença entre as imagens do tipo vetorial e bitmap |
O texto constitui a forma mais utilizada de divulgar informação em diversos meios e formatos. O texto em formato digital pode ser criado através de editores de texto, como, por exemplo, o Bloco de notas da Windows, dando origem a conteúdos não formatados denominados plain text. De outra forma, pode ser criado através de processadores de texto, como por exemplo, o Microsoft Word, dando origem a conteúdos formatados denominados rich text.
Diferença entre plain text e rich text |
Outros exemplos de media estáticos são a tipografia - textos datilografados, como as máquinas de escrever - e o hipertexto - texto com ligações presente nas páginas da internet, os links.
Os tipos de media dinâmicos, contínuos ou temporais, agrupam elementos de informação dependentes do tempo, tais como, por exemplo, o áudio, o vídeo e a animação. Nestes casos, uma alteração, no tempo e na ordem de apresentação dos conteúdos conduz a alterações na informação associada ao respetivo tipo de media dinâmica.
O formato analógico corresponde ao áudio gravado nas cassetes ou discos de vinil. O digital corresponde a um formato compatível com o processamento realizado pelos computadores.
O vídeo corresponde ao movimento sequencial de um conjunto de imagens, também conhecidas por fotogramas ou frames. O número de frames apresentadas por segundo designa-se por frame rate.
Este, tal como no áudio, também pode ser representado no formato analógico ou digital. O primeiro corresponde, por exemplo, ao vídeo criado por uma câmara de vídeo analógica, como o VHS. O segundo diz respeito ao vídeo criado por uma câmara de vídeo digital, como o DVD.
A animação corresponde ao movimento sequencial de um conjunto de gráficos, no formato digital, que vão sofrendo alterações ao longo do tempo. Atualmente, é maioritariamente produzida no computador através de software específico.
Quanto à origem dos media, ou seja, a forma como estes foram criados, distinguem-se dois grupos: capturados e sintetizados.
Os tipos de media capturados resultam de uma recolha do exterior para o computador. Para tal pode ser utilizado, por exemplo, as câmaras digitais e os scanners.
Os tipos de media sintetizados são produzidos pelo computador através da utilização de hardware e software específico. Como exemplo deste tipo de media temos o gráfico, o texto e a animação.
Tipos de media quanto à sua natureza e origem |
Modos de divulgação de conteúdos multimédia
De acordo com o modo de divulgação, os conteúdos multimédia podem-se classificar em online e offline.
No modo de divulgação online, os conteúdos de multimédia estão imediatamente disponíveis. A divulgação pode ser efetuada através de rede local, um conjunto de redes e monitores ligados a computadores que não estão ligados em rede.
Modo de divulgação online |
A divulgação offline dos conteúdos multimédia é efetuada utilizando suportes de armazenamento, normalmente do tipo digital. Sendo assim, os suportes de armazenamento utilizados com mais frequência são do tipo ótico, o CD e o DVD, assim como os suportes de armazenamento semicondutores.
Modo de divulgação offline - CD e DVD |
Linearidade e não linearidade
A linearidade é a passagem de conteúdos de multimédia através de ações pré-programadas. Por exemplo, um telespectador de um programa de televisão de emissão analógica apenas pode alterar o volume do som e o contraste, a cor e o brilho do ecrã, classificando-se assim, o desenrolar da ação, como linear, uma vez que o telespectador não a pode alterar.
A não linearidade é a passagem de conteúdos de multimédia em que o utilizador interage com o desenrolar da ação. Por exemplo, o utilizador de um CD ou DVD, ao selecionar as informações que pretende consultar de acordo com os seus objetivos, está a interagir com o desenrolar da ação, classificando-se deste modo como não linear.
Tipos de Produtos de Multimédia
Baseados em Páginas
Os produtos multimédia baseados em páginas são produzidos através de texto ou imagens, tendo uma estrutura do tipo espacial. As revistas, jornais e livros podem ser tomados como exemplo de comparação ao tipo de apresentação estrutural destes produtos. Porém, existe um nível de interação presente com os produtos multimédia através dos ícones, scripts e hiperligações. Estes facilitam o acesso à informação e tornam a página mais simples e apelativa.
Baseados no Tempo
Ao contrário dos produtos anteriores, os produtos multimédia baseados no tempo têm uma estrutura mais centrada a nível temporal. Contudo, no desenvolvimento destes, são utilizadas as técnicas aplicadas nos processos de criação dos produtos primeiramente referidos. Isto é, a organização espacial do material utilizado (texto, imagens, som) é uma tarefa necessária para a estruturação dos vídeos e animações.
Tecnologias Multimédia
Através da representação digital é possível utilizar programas para armazenar, modificar, combinar e apresentar todos os tipos de media, e realizar a transmissão dos dados por meio de redes informáticas ou armazená-los em suportes. Numa representação digital, os dados assumem um conjunto de valores discretos, ou descontínuos, processados em intervalos de tempo discretos. Existem dois tipos de sinais: digitais e analógicos.
Digital
Os sinais digitais que circulam nos circuitos eletrónicos de um computador são constituídos apenas por dois níveis de tensão elétrica. Ao nível mais baixo é associado o valor lógico zero (0) e ao nível mais alto o valor lógico um (1), baseando-se, desta forma, no sistema de numeração binária.
Analógico
O sinal analógico é um sinal contínuo que varia em função do tempo. Alguns exemplos de sinais lidos de forma direta sem passar por qualquer descodificação complexa são, o velocímetro analógico de ponteiros, o termómetro analógico de mercúrio, a balança analógica de molas, uma vez que as suas variáveis são observadas diretamente.
Sinal analógico |
O processamento de sinais analógicos é feito pela Amostragem, Quantização e Codificação.
A Amostragem é o processo que permite a retenção de um conjunto finito de valores discretos dos sinais analógicos. Um sinal analógico é contínuo no tempo e em amplitude, contendo um número infinito de valores, logo o processamento pelo computador vai ser mais difícil. Existindo, por isso, a necessidade de se amostrar o sinal analógico inicialmente.
Sinal analógico feito por amostragem |
A Quantização diz respeito ao processo de atribuição de valores discretos para um sinal cuja amplitude varia entre valores infinitos.
A Codificação significa a modificação de características de um sinal para torná-lo mais apropriado para uma aplicação específica, por exemplo, a transmissão ou armazenamento de dados.
Sinal analógico feito por codificação |
Recursos Necessários
Para o desenvolvimento e a execução de conteúdos e aplicações multimédia, existe um conjunto de recursos de hardware, software e suportes de armazenamento de informação que podem contribuir, de acordo coma as suas características e capacidades, para um acréscimo da sua qualidade.
Hardware
◌ Dispositivos de Entrada ◌
Os dispositivos de entrada codificam a informação que entra em dados, para que possam ser processados pelo sistema digital do computador:
- Teclados;
- Ratos;
- Touchpads;
- Joysticks;
- Trackballs;
- Scanners;
- Câmaras digitais;
- Microfones.
◌ Dispositivos de Saída ◌
Os dispositivos de saída descodificam os dados em informação que pode ser entendida pelo utilizador:
- Monitores;
- Placas gráficas;
- Impressoras;
- Impressoras 3D;
- Projetores de vídeo;
- Plotters;
- Altifalantes;
- Auscultadores.
◌ Dispositivos de entrada/saída ◌
Os dispositivos de entrada/saída possibilitam a comunicação em ambos os sentidos, do computador para o utilizador e vice-versa.
- Placas de som;
- Dispositivos de ligação a redes;
- Touchscreens;
- Placas de captura de TV;
- Unidades de entrada/saída
Dispositivos de entrada e saída |
Dispositivos de armazenamento
Os dispositivos de armazenamento permitem guardar dados de forma permanente ou semipermanente. Podem ser classificados em magnéticos, semicondutores e óticos.
• Cartões de Memória
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• Pen Drives
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◌ Óticos ◌
• CD (Compact Disk)
◌ Principais formatos de CD, de acordo com as várias possibilidades de gravação:
► CD-R (Compact Disk Recordable)
► CD-RW (Compact Disk Rewritable)
► Mini-CD
◌ Principais formatos de CD para a organização do tipo de informação áudio:
► CD-Digital Audio
► CD-Text
► Enhanced Music CD
► Super Audio CD
◌ Principais formatos de CD para a organização do tipo de informação de vídeo e dados:
► CD-ROM XA
► Photo-CD
► Video CD
► Super Video CD
► CD Multissessão
• DVD (Digital Versatile Disk)
◌ Vários formatos de DVD, de acordo com as possibilidades de gravação que permitem aos utilizadores:
► DVD-R, +R (Digital Versatile Disk Recordable)
► DVD-RW, +RW (Digital Versatile Disk Rewritable)
► DVD-RAM
► Mini-DVD
◌ Formato de DVD para a organização do tipo de informação áudio:
► DVD Audio
◌ Principais formatos de DVD para a organização do tipo de informação vídeo e dados:
► DVD Video
► DVD-ROM
► DVD hybrid
► Blue-ray
• Sistemas de Ficheiros
Estes formatos dos CD e dos DVD são descritos em documentos denominados livros e constituem normas internacionais.
Em relação aos CD, os livros são identificados pela cor da capa e designam-se por:
◌ Red Book
◌ Yellow Book
◌ Green Book
◌ Orange Book
◌ White Book
◌ Blue Book
◌ Scarlet Book
◌ Purple Book
Em relação aos DVD os livros são identificados por uma letra maiúscula e designam-se por A, B, C, D, E e F.
Livro
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Formato
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Sistema de Ficheiros
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A
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DVD-ROM
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UDF
ou ISSO 9660
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B
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DVD Video
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UDF
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C
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DVD
Audio
|
UDF
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D
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DVD-R
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UDF ou ISSO 9660
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E
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DVD-RAM
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UDF
ou ISSO 9660
|
F
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DVD-RW
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UDF ou ISSO 9660
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Os principais sistemas de ficheiros que permitem organizar e disponibilizar informação são:
◌ ISO 9660 (CDFS)
◌ Extensão Joliet
◌ Extensão Rock Ridge
◌ Extensão El Torito
◌ ISO 13346 (ECMA-167)
◌ UDF
◌ Mount-rainier
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